quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Domínios

Domínios:
·         www: Desenvolvido  pelo físico inglês Tim Berners-Lee, nos laboratórios da Organização Europeia , a sigla para World Wide Web, que que dizer rede de alcance mundial, entretanto si traduzirmos ao pé da letra world wide web é "teia em todo o mundo" é a união de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet.


·         Http:// e https//: O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o padrão para a Web. Com ele, os navegadores solicitam as páginas da Web e as recebem. Desse modo, o HTTP define como são solicitadas as páginas da Web, como são enviados os dados que o usuário insere em formulários e como o servidor envia mensagens de erro para o navegador do usuário; é baseado em informações transmitida em texto e os dados do usuário e do servidor podem ser interrompidos ou alterados no meio do caminho por tanto é uma conexão em HTTP é insegura.
 O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Sites que utilizam esse endereço a comunicação é criptografada, elevando a segurança dos dados. É como se cliente e servidor conversassem uma língua onde só as duas entendessem, dificultando a coleta das informações, assim há mais segurança.


·     DNS Domain Name System: Podemos compreender como grandes bancos de dados distribuídos em servidores localizados em diversas partes mundo. Quando digitamos um endereço no navegador, como www.youtube.com, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não possuam esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter neste caso os domínios são organizados hierarquicamente. Primeiramente temos o servidor raiz (root server), que é o principal serviço de DNS e é representado por um ponto no final do endereço
www.youtube.com.
Digitando como esta no exemplo em seu navegador, ele o encontrará normalmente, contudo não é necessário incluir este ponto os servidores já sabem de sua existência.
A internet conta com treze servidores raiz quando uma falha, os demais conseguem manter o funcionamento da rede sem complicações.
A hierarquia contida com domínios, como:.com.net.org.info.edu, .br, .me e várias outros. Estas são chamadas de gTLDs (Generic Top Level Domains ).
Há também terminações orientadas a países, as ccTLDs (Country Code Top Level Domains ). Por exemplo: .br para o Brasil,.ar para a Argentina, .fr para a França e assim por diante.


·         Hosts: É qualquer computador conectado a uma rede, que contém com número de IP e nome definidos. Estas são responsáveis por oferecer recursos e serviços aos usuários. O serviço que mais se utiliza do termo é a Internet. A rede mundial interliga inúmeros dispositivos, Todos esses dispositivos são conhecidos como hosts. Estes serviços contam com uma máquina central, o host, que fica conectada 24 horas por dia, enquanto armazena e envia os dados das páginas para a Internet. Essa máquina é responsável pelo armazenamento de todos os arquivos – CSS, Javascripts e HTML– das páginas que se encontram online.

·         Servidor de correio: O nome dos serviços de E-mail o servidor DNS pode substituir um nome complicado de um E-mail para um nome simples, exemplo: relay1.west-cost.hotmail.com pode ser identificado como hotmmail.com
·         Servidor de nomes: As pessoas se identificam pelo nome, cpf, numero de identidade etc. No caso dos computadores a identificação é feita pelo numero de IP porem, decorar esses números não seria uma tarefa fácil então o DNS pode apelidá-lo, exemplo: ShldStarmodelbell.com.br o DNS pode muda-lo para paginaweb2.com.br.

·         Servidor de nome de domínio de alto nível (TDL): Esses são responsáveis por domínio de alto nível como comedunet e gov e também por domínio de países com br,fr , ru.

·         Servidor de nome com autoridade:Gerenciados por universidades e grandes empresas que podem preferir montar seu próprio servidor DNS e guardar seus registros para pegar registros de algum servidor de autoridade de algum servidor de serviço.


·         Registros: Domínios internacionais.com e.net é rápido, fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, entidade ou empresa, não sendo necessária a apresentação de nenhum documento específico. São domínios reconhecidos e utilizados globalmente que proporcionam credibilidade e visibilidade, além de assegurarem a identidade do seu negócio na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário