quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Redes sem fio

Redes Sem Fios

                            HISTÓRICO


   No ano de 1971, um grupo de pesquisadores sob a liderança de Norman Abramson, da Universidade do Havaí, criou o pacote “primeiro-switched” rede de comunicação de rádio intitulado “ALOHAnet”. ALOHAnet foi a primeira rede de área local sem fio, também conhecida como WLAN. A WLAN ALOHAnet era composta de sete computadores que se comunicavam à outra parte da WLAN. Em 1972, ALOHAnet estavam conectados com o sistema WLAN Arpanet no continente. Este comprimento de
contato foi inovador no setor das telecomunicações entre os computadores.





 COMO FUNCIONA?


   Ele funciona em uma rede wireless é bem simples, é preciso somente a utilização de um aparelho chamado Acess Point, assim, ele transforma os dados da rede em ondas de rádio e o transmite por meio de antenas. 
   As redes sem fio do tipo WAN ou WWAN (Wireless Wide Area Network) sua base é principalmente nas redes de telefone e celular. Ela teve seu desenvolvimento, a princípio, próprio para a comunicação de voz, contudo, agora, é possível também a transferência de dados.
    Existem 3 padrões principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. 



802.11a Trabalha em uma frequência de 5Ghz, o que oferece grande confiabilidade, por ser uma frequência menos utilizada. A partir de 30 metros há redução de velocidade, mas em alcances menores fica entre 22 e 40 Mbps.

802.11b é o tipo de rede wireless mais popular, com velocidade máxima de 11 Mbps e alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em área aberta. A velocidade de acesso depende bastante da distância ao ponto de acesso. A 20 metros a velocidade gira em torno de 11 Mbps. Em alcances de 80 a 100 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou menos, o que pode causar perda de sinal e lentidão na conexão.

802.11g é uma linha de produtos de fabricantes de rede sem fio que combina conceitos da 802.11a e 802.11b, conhecida como tecnologia “G”, apresenta velocidade do 802.11a, mas é totalmente compatível com redes 802.11b existentes.

                      TECNOLOGIAS 


   As redes sem fio surgiram como redes complementares às redes cabeadas, com a intenção de promover a mobilidade e a visualização rápida dos dados independente da localização do usuário, tendo os dados transmitidos pelo ar ou espaço livre, que se constituem como meio físico para propagação de sinais eletromagnéticos, provendo uma interconexão completa, e permitindo uma grande flexibilidade na localização das estações, sendo essa a principal diferença entre as redes sem fio e as redes convencionais.
    O processo continuou com o desenvolvimento de novas tecnologias e no aumento da velocidade de transmissão de dados que contribuiu com a diversificação das possibilidades até ao desenvolvimento de tecnologias para aplicações mais simples assim como o Bluetooth, com infraestrutura mais simples e baixo consumo energético o que lhe ocasiona a tal desinência.


                       CURIOSIDADES


  • Na hora de escolher o nome para a tecnologia, a Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA) e a Interbrand cogitaram, dentre diversos nomes, Kinect, o mesmo que seria utilizado 11 anos depois, em 2010, para o sensor de movimentos do Xbox 360.
  • 90% de todos os dispositivos móveis do mundo possuem conexão Wi-Fi.
  • O Wi-Fi ocupa 71% de todas as comunicações via smartphone, através das redes sociais e aplicativos de mensagem via internet.
  • Em 2004 foram lançados os primeiros dispositivos móveis com capacidade de conexão wireless: o Nokia 9500 Communicator e o Motorola MPx.
  • O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). 

Domínios

Domínios:
·         www: Desenvolvido  pelo físico inglês Tim Berners-Lee, nos laboratórios da Organização Europeia , a sigla para World Wide Web, que que dizer rede de alcance mundial, entretanto si traduzirmos ao pé da letra world wide web é "teia em todo o mundo" é a união de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet.


·         Http:// e https//: O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o padrão para a Web. Com ele, os navegadores solicitam as páginas da Web e as recebem. Desse modo, o HTTP define como são solicitadas as páginas da Web, como são enviados os dados que o usuário insere em formulários e como o servidor envia mensagens de erro para o navegador do usuário; é baseado em informações transmitida em texto e os dados do usuário e do servidor podem ser interrompidos ou alterados no meio do caminho por tanto é uma conexão em HTTP é insegura.
 O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Sites que utilizam esse endereço a comunicação é criptografada, elevando a segurança dos dados. É como se cliente e servidor conversassem uma língua onde só as duas entendessem, dificultando a coleta das informações, assim há mais segurança.


·     DNS Domain Name System: Podemos compreender como grandes bancos de dados distribuídos em servidores localizados em diversas partes mundo. Quando digitamos um endereço no navegador, como www.youtube.com, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não possuam esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter neste caso os domínios são organizados hierarquicamente. Primeiramente temos o servidor raiz (root server), que é o principal serviço de DNS e é representado por um ponto no final do endereço
www.youtube.com.
Digitando como esta no exemplo em seu navegador, ele o encontrará normalmente, contudo não é necessário incluir este ponto os servidores já sabem de sua existência.
A internet conta com treze servidores raiz quando uma falha, os demais conseguem manter o funcionamento da rede sem complicações.
A hierarquia contida com domínios, como:.com.net.org.info.edu, .br, .me e várias outros. Estas são chamadas de gTLDs (Generic Top Level Domains ).
Há também terminações orientadas a países, as ccTLDs (Country Code Top Level Domains ). Por exemplo: .br para o Brasil,.ar para a Argentina, .fr para a França e assim por diante.


·         Hosts: É qualquer computador conectado a uma rede, que contém com número de IP e nome definidos. Estas são responsáveis por oferecer recursos e serviços aos usuários. O serviço que mais se utiliza do termo é a Internet. A rede mundial interliga inúmeros dispositivos, Todos esses dispositivos são conhecidos como hosts. Estes serviços contam com uma máquina central, o host, que fica conectada 24 horas por dia, enquanto armazena e envia os dados das páginas para a Internet. Essa máquina é responsável pelo armazenamento de todos os arquivos – CSS, Javascripts e HTML– das páginas que se encontram online.

·         Servidor de correio: O nome dos serviços de E-mail o servidor DNS pode substituir um nome complicado de um E-mail para um nome simples, exemplo: relay1.west-cost.hotmail.com pode ser identificado como hotmmail.com
·         Servidor de nomes: As pessoas se identificam pelo nome, cpf, numero de identidade etc. No caso dos computadores a identificação é feita pelo numero de IP porem, decorar esses números não seria uma tarefa fácil então o DNS pode apelidá-lo, exemplo: ShldStarmodelbell.com.br o DNS pode muda-lo para paginaweb2.com.br.

·         Servidor de nome de domínio de alto nível (TDL): Esses são responsáveis por domínio de alto nível como comedunet e gov e também por domínio de países com br,fr , ru.

·         Servidor de nome com autoridade:Gerenciados por universidades e grandes empresas que podem preferir montar seu próprio servidor DNS e guardar seus registros para pegar registros de algum servidor de autoridade de algum servidor de serviço.


·         Registros: Domínios internacionais.com e.net é rápido, fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, entidade ou empresa, não sendo necessária a apresentação de nenhum documento específico. São domínios reconhecidos e utilizados globalmente que proporcionam credibilidade e visibilidade, além de assegurarem a identidade do seu negócio na Internet.