domingo, 14 de junho de 2015

História da Internet

Surgiu em plena Guerra Fria, criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas dos Estados Unidos de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.Além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
Os EUA formaram uma instituição de investigação, a qual designaram por ARPA (Advanced Research Projec Agency). 
O objetivo desta instituição, parte integrante do Departamento de Defesa dos EUA, era a implantação de uma rede de comunicações, entre os locais mais críticos do sistema de defesa Norte-Americano. 
A rede de comunicações deveria ser robusta, por forma a que em caso de ataque nuclear, com a consequente destruição maciça de parte da rede, a comunicação fluísse sem problemas entre as regiões não afetadas.
Para satisfazer estas necessidades, os dados, eram divididos em pacotes que seriam encaminhados, de forma instantânea, por uma das várias rotas que estivessem disponíveis. 
Com esta divisão dos dados em pacotes, os diferentes pacotes poderiam seguir caminhos independentes, com o ponto em  comum era o destino que levavam.
 a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
Esta rede experimental designou-se por ARPANET. A ARPANET foi desenvolvida sob a direção do EUA Advanced Research Projects Agency (ARPA). Em 1969, a ideia se tornou uma realidade modesta, com a interligação de quatro computadores da universidade. O objetivo inicial era de se comunicar e compartilhar recursos de informática entre os usuários, principalmente nas instituições científicas ligadas. ARPANET aproveitou a nova ideia de envio de informação em pequenas unidades chamadas pacotes que podem ser roteados por caminhos diferentes e reconstruída ao seu destino. O desenvolvimento dos protocolos TCP / IP em 1970 foi possível ampliar o tamanho da rede, que agora se tornou uma rede de redes, de uma forma ordenada. 
Depois que criaram a ARPANET começou a surgir outros tipos de rede como a Pan,Lan , Man, Wan, entre outros.
A Pan tipo de rede foi criado, em um primeiro momento, por Thomas Zimmerman em conjunto com outros pesquisadores do laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Essa rede é usada para fazer a comunicação dentro de uma área bem limitada, as redes de blutooth e UWB são exemplos.
A Lan interliga os computadores que estão dentro do mesmo espaço físico, quem mais utiliza essa rede são empresas, escolas e escritórios sendo mais possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos.
Man ela permite que computadores e seus recursos e dispositivos de dois locais diferentes permanecem interligados com uma área de algumas dezenas de quilômetros. 
Wan essa é uma rede de longa distância vai um pouco além da Man e consegue ter uma área maior, como um estado, um país ou até mesmo um continente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário