segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como Funciona a Internet

Para você ter acesso a internet ter vários meios, e para que em um escritório, uma casa ou uma escola tenha internet os computadores tem que estar na mesma rede vejamos como funciona a internet em moledo cliente/servidor, registro.br e como ter acesso a internet.
Cliente/servidor
Ao realizar a interconexão dos computadores existentes através de um sistema conhecido como comutação. Neste sistema, as informações eram divididas em pequenos “pacotes” que continham trecho de dados, desta forma cada computador enviava seu trecho e este, era montado no computador que havia solicitado os dados.
Como a Internet se tornou uma rede cada vez maior de computadores interligados, houve necessidade de dedicar alguns computadores para prover serviços à rede, enquanto os demais acessariam estes serviços. Portanto, estes computadores que proviam serviços eram denominados Servidores, enquanto ao que acessavam os serviços eram chamados de clientes.
Para que você consiga abrir estas páginas web, você utiliza um navegador, portanto o navegador é o cliente e o site é o servidor, pois o primeiro acessa informações disponibilizadas pelo segundo. Desta forma, as redes que utilizam servidores são chamadas do tipo Cliente-Servidor.
Vários tipos de acesso a internet
A internet deu seus primeiros passos a partir de cabos e fios. Apesar de soar como algo bastante antiquado, esses tipos de conexões ainda são amplamente utilizados, principalmente devido à alta velocidade obtida por alguns.
Depois surgiu o Dial Modem a famosa internet discada foi praticamente o pontapé inicial da rede no Brasil. Apesar de ainda ser utilizada, não é mais tão popular quanto foi no início dos anos 2000.
Como a Dial Modem era muito utiliza por todos não conseguia abrangi então eis que surgi xDSL acessa a internet até cinco vezes mais rápido do que a conexão discada e conseguir falar ao telefone ao mesmo tempo. Por esse simples motivo, a banda larga foi vista como a grande revolução tecnológica para muitos internautas.
Com a revolução do acesso à internet foi criado o cabo para não ficar dependendo da linha telefônica
Você já deve ter ouvido falar de TV a cabo, certo? Algumas empresas decidiram aliar a ela o acesso à internet. Com isso, uma linha telefônica não era mais pré-requisito para se conectar, o que deu mais liberdade ao usuário.
A internet a cabo facilitou a criação de redes de computadores, dividindo a conexão com múltiplas máquinas, sem contar a distribuição sem fio através de roteadores wireless.
Registro.br
O registro do domínio é o primeiro passo para se ter um Web Site, nada mais é do que o nome que vem depois do www.domínio.com.br
O domínio basicamente é o seu nome na Internet. É como você quer ser chamado e encontrado na Internet.
E para termos esse nome precisamos registrá-lo no órgão competente que no caso de domínios brasileiros, os terminados por “br” devem ser registrados no chamado Registro.br e pagar uma taxa anual por ele.
Também é possível registrar domínios internacionais que por evidente não terminam com “br˜, mas isso não muda nada, é apenas uma questão de opção, de gosto. O que importa realmente é que você tenha o um domínio registrado e posteriormente hospedado em algum servidor para que dessa forma você possa hospedar o seu Web Site.

Os Componentes Básicos Para Funcionamento Da Internet

Bom para que a internet funcione pelo menos tem que ter seus componentes básicos para isso tem que ter: cabo, fibras, ondas de rádio, satélites e redes elétrica.

Cabo
A internet a cabo funciona de forma semelhante à ADSL, com algumas diferenças básicas: a primeira é que não há assimetria no envio e recebimento de informações (as velocidades de download e upload são iguais); além disso, a estrutura utilizada não é a telefônica, mas sim o cabeamento da televisão.

O Cabo e a ADSL são os principais tipos de conexão disponíveis aos usuários domésticos. Sua supremacia, no entanto, vem sendo fortemente ameaçada com a recente expansão dos serviços de fibra ótica e internet móvel.


Vantagens:
·  Não precisa da existência de linha telefônica instalada;
·  Permite altíssimas velocidades de download nos horários não-       
convencionais. 

Desvantagens:

·    Precisa de cabos de televisão e modem específico;
·   A velocidade da conexão pode sofrer reduções drásticas em 
horários de pico.
Rádio

A conexão via rádio funciona sem fios, através da repetição de sinais feita por antenas em locais estratégicos. Para que seja possível tal conexão, o local onde a antena de recepção será instalada não pode haver barreiras, como prédios a torre de transmissão.

O sinal é recebido em uma central para somente depois a conexão ser distribuída entre os vários clientes/servidores.
Vantagens:
·  Não há a necessidade de instalar vários cabos, já que a 
conexão é sem fio;
·  Não precisa de modem, pois o sinal é distribuído internamente 
apenas uma placa de rede disponível em quase todas as placas-
mãe já é suficiente;
·  Não precisa de provedor;
·  Velocidades bem altas de download, se forem feitas as 
configurações adequadas.
Desvantagens:
·   Nem todas as prestadoras de serviço a rádio oferecem suporte 
adequado;
·   Barreiras próximas à antena podem atrapalhar (e muito) a 
conexão;
·   A supracitada ausência de IP também impossibilita a criação de 
um servidor (de jogos ou afins);
·   Quando chove, a velocidade da conexão é bem baixa quase nem te 
conexão.

    Satélite

A internet via satélite é comumente utilizada em locais nos quais a internet convencional não está disponível, ou nos casos em que o usuário do serviço está em movimento constante. Sua área abrange o mundo todo, já que satélites ficam no espaço e têm, dessa forma, alcance ampliado.

Para utilizar a tecnologia, é necessário ter uma antena, cujo custo é bem elevado. A velocidade desse tipo de conexão é extremamente alta, mas com um porém: devido à enorme  distância entre o emissor e o receptor, a troca de informações é feita em grandes pacotes;  isso permite um desempenho muito satisfatório para downloads, mas a demora entre o recebimento de um pacote e outro a torna inviável para a prática de atividades que envolvam respostas rápidas.
      
Vantagens:

·  A maior velocidade de download dentre todos os tipos de 
conexão;
·  A maior área de cobertura possível, sendo possível o acesso à  
internet até mesmo no meio da floresta amazônica;
·  Garantia da largura da banda.

Desvantagens:
·   É uma tecnologia extremamente cara;
·   Há a necessidade de ter uma antena específica, também bem 
cara;
·    Não há muitos provedores existentes para esse tipo de serviço.

Fibras

Um sistema de comunicação possuirá uma maior capacidade de transmissão de informação. Além de uma transmissão de informação, as fibras podem transmitir dados numa velocidade muito maior e são de fácil instalação.
Uma razão para o uso de fibras no lugar dos cabos de cobre é a perda na potência do sinal transmitido. Os sinais que são transmitidos através de uma fibra experimentam menor atenuação e, portanto, podem viajar por distâncias muito maiores. Mesmo para distância relativamente curtas, as fibras ainda se sobressaem aos cabos de cobre mais avançados.
A velocidade, taxa e capacidade de transmitir informação de uma fibra é maior que qualquer sistema baseado em cabos de cobre. De outra maneira, podemos dizer que a fibra transmite muito mais informação, em taxas muito maiores e por distância muito maiores.

Internet na Rede Elétrica

A Internet na Rede Elétrica utiliza o meio físico da estrutura elétrica existente de um local para distribuir o sinal da Internet e informações. Para o encaminhamento do sinal de Internet no mesmo fio, utiliza-se de frequências diferentes utilizadas pela rede elétrica, trabalhando assim cada um na sua frequência.
A Internet sob rede elétrica você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados, o que não ocorre nas outras tecnologias onde o envio dados, o desempenho é menor do que o recebimento.
O sinal da Internet que vai ser injetado na estrutura física da rede elétrica sai de algum provedor através de fibra óptica, entrando em um Injetor PLC, que vai se encarregar de enviá-lo à rede elétrica através do Injetor PLC. Na estrutura da rede elétrica possui diversos transformadores que tem como função elevar ou diminuir a voltagem transmitida. O transformador por ser uma grande bobina de cobre acaba filtrando as altas frequências e deixando o sinal injetado pelo injetor PLC fraco, sendo necessário um repetidor que tem como função recuperar o sinal. Chegando perto do usuário final, tem se um extrator, que deixa o sinal pronto para uso do local, chegando até o modem PLC. O modem recebe este sinal e converte ele de forma que o computador entenda e navega através das portas de Ethernet ou USB do seu computador.

Vantagens de Internet na Rede Elétrica

·  O custo é relativamente baixo;
·  Usa o cabeamento elétrico já existente;
·  Geralmente, todos os cômodos da casa têm muitas tomadas 
elétricas;
·   É fácil de instalar, pois "plug-and-play" em que basta 
plugar o dispositivo na rede elétrica (de 110 a 220 volts)  
e conectá-lo à placa de rede do computador;
·   Uma impressora, ou qualquer outro dispositivo, não precisa 
estar diretamente conectado a um computador nem estar 
perto dos computadores da rede.

Desvantagens:

·  O desempenho pode sofrer impacto pelo uso doméstico de 
eletricidade;
·  A maioria dos adaptadores só funciona com computadores 
baseados em Windowns;
·  Pode limitar os recursos da impressora;
·  Usa grandes dispositivos de parede para acessar uma tomada 
elétrica;
·   Fiação antiga pode afetar o desempenho.


domingo, 14 de junho de 2015

História da Internet

Surgiu em plena Guerra Fria, criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas dos Estados Unidos de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.Além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
Os EUA formaram uma instituição de investigação, a qual designaram por ARPA (Advanced Research Projec Agency). 
O objetivo desta instituição, parte integrante do Departamento de Defesa dos EUA, era a implantação de uma rede de comunicações, entre os locais mais críticos do sistema de defesa Norte-Americano. 
A rede de comunicações deveria ser robusta, por forma a que em caso de ataque nuclear, com a consequente destruição maciça de parte da rede, a comunicação fluísse sem problemas entre as regiões não afetadas.
Para satisfazer estas necessidades, os dados, eram divididos em pacotes que seriam encaminhados, de forma instantânea, por uma das várias rotas que estivessem disponíveis. 
Com esta divisão dos dados em pacotes, os diferentes pacotes poderiam seguir caminhos independentes, com o ponto em  comum era o destino que levavam.
 a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
Esta rede experimental designou-se por ARPANET. A ARPANET foi desenvolvida sob a direção do EUA Advanced Research Projects Agency (ARPA). Em 1969, a ideia se tornou uma realidade modesta, com a interligação de quatro computadores da universidade. O objetivo inicial era de se comunicar e compartilhar recursos de informática entre os usuários, principalmente nas instituições científicas ligadas. ARPANET aproveitou a nova ideia de envio de informação em pequenas unidades chamadas pacotes que podem ser roteados por caminhos diferentes e reconstruída ao seu destino. O desenvolvimento dos protocolos TCP / IP em 1970 foi possível ampliar o tamanho da rede, que agora se tornou uma rede de redes, de uma forma ordenada. 
Depois que criaram a ARPANET começou a surgir outros tipos de rede como a Pan,Lan , Man, Wan, entre outros.
A Pan tipo de rede foi criado, em um primeiro momento, por Thomas Zimmerman em conjunto com outros pesquisadores do laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Essa rede é usada para fazer a comunicação dentro de uma área bem limitada, as redes de blutooth e UWB são exemplos.
A Lan interliga os computadores que estão dentro do mesmo espaço físico, quem mais utiliza essa rede são empresas, escolas e escritórios sendo mais possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos.
Man ela permite que computadores e seus recursos e dispositivos de dois locais diferentes permanecem interligados com uma área de algumas dezenas de quilômetros. 
Wan essa é uma rede de longa distância vai um pouco além da Man e consegue ter uma área maior, como um estado, um país ou até mesmo um continente.